quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Dica dedicada: Vale eletrônico: funciona!


Olá amigos!

Como passaram a primeira semana do mês novo? 
Por aqui teve muita empolgação com a organização dos materiais escolares...cheirinho de livros e cadernos novos... senti saudades da época da escola.
Depois de dois meses de férias, enfim as aulas voltaram. Foi  ótimo passar todo esse tempo curtindo nossos filhos...mas voltar à rotina também é muito bom. Energia total!

Bom, no último post de domingo sugeri assuntos para trocarmos experiências. E a dica dedicada escolhida foi sobre filhos e tecnologia. Assunto, aliás, que poderia escrever por horas...com três filhos na era digital dá pra imaginar o quanto "rola" esse assunto aqui em casa!
Pra começar, vou admitir: eu a-d-o-r-o a tecnologia! Faz parte da minha vida desde a época da faculdade quando eu usava o computador exclusivamente pra fazer trabalhos...e vem ficando cada vez mais presente! Mas saber dosar o tempo que passamos nos "eletrônicos" é indispensável.
Vou falar um pouco sobre como funciona aqui em casa. Tem computador, tablet, celular, videogame e televisão. Celular próprio, só depois dos 11 anos. E com supervisão constante...nada de senhas ou mensagens de madrugada. Televisão e videogame ficam na sala de TV. E estabelecemos momentos pra usar tablet, celular ou computador. 
Mas nem sempre o sistema funciona redondinho assim. Às vezes tem que pegar no pé, dar mais dez minutos, mais uma jogada, fechar o computador contra a vontade deles, confiscar celular...se eu dissesse o contrário estaria parecendo que tudo é perfeito. Mas não é não! A gente se esforça muito, cuida, supervisiona e ainda assim é complicado. 
Então no começo das férias nós sentamos para conversar sobre atividades que poderiam ser feitas nesse período. E também quanto tempo seria dedicado aos "eletrônicos". Então a Ju sugeriu uma espécie de vale, que poderia ser utilizado quando eles quisessem usar algum dos aparelhos. Então surgiu o "vale eletrônico".

Funciona assim: Os vales ficam comigo (são quatro de 30 minutos cada, com o nome deles no verso) e conforme eles pedem vou entregando e controlando o horário. Os vales podem ser usados pra tablet, celular,computador e videogame (televisão é mais liberada). Quem estuda de manhã pode ir à tarde ou à noite e quem estuda à tarde pode ir um pouco de manhã e à noite. Eles podem escolher qual eletrônico usar.
Nos primeiros dias foi ótimo! Mas com as férias foi um tanto complicado porque eles não tinham muito o que fazer. E nessa primeira semana de aula ainda tá meio estranho. A partir da semana que vem (depois do carnaval, é claro!) eles voltam a valer e tenho certeza que vai ser um sucesso. Nos finais de semana a gente libera um pouco mais...mas também gostamos de fazer atividades ao ar livre com eles e incentivamos muito a leitura. Eles amam gibis, revistas e livros!

E assim a gente vai se acertando...e ensinando que é um privilégio viver em um mundo com tanta tecnologia...mas que a vida não é só isso! 

Tá aí a dica dedicada de hoje...
Aguardo muitas ideias sobre o assunto...
E obrigada pelas visitas!

Um lindo fim de semana pra vocês!
Beijo com carinho e dedicação,
Fr@n


Postar um comentário